top of page

WORKSHOPS

 

Os workshops serão simultâneos e terão as vagas limitadas. A inscrição será feita durante o credenciamento que se iniciará às 18h do dia 12/08.

 

WORKSHOP 1

 

Comercialização e Gestão de roteiros e produtos de TBC através de Cooperativas de Turismo: experiências práticas desde a estruturação ao pós venda.

 

Duração: 2hs

 

A comercialização é fundamental ao sucesso de qualquer projeto de TBC. Acesso ao mercado e participação comunitária são os fatores vitais e neste âmbito, processos colaborativos responsáveis e cooperativos envolvendo comunidade e seus empresários, agentes e agencias, operadoras e consumidores, são as bases para que possibilite fazer com o turismo cumpra seu papel no desenvolvimento sustentável. O workshop tem por objetivo apresentar resultados a partir de experiências essencialmente práticas de venda e gestão do TBC através do cooperativismo aprestam ganhos em competitividade. Serão abordados itens práticos relacionados ao processo de comercialização com um todo e a promoção turística via cooperação comunitária com agentes de mercado de forma responsável. Estruturação de produtos e serviços integrados. Inserção de produtos agrícolas e artesanato na cadeia de valor do turismo local e regional e projetos de Responsabilidade Socioambiental Corporativa. Critérios de gestão na venda roteiros e envolvimento comunitário, monitoramento do seus resultados. Relacionamento com o mercado de agenciamento e operadoras, poder público. Estruturação de cooperativas de turismo. Estudo e apresentação de casos de cooperativas de associações comunitárias de turismo. Vendas diretas e indiretas de turismo.

 

Sobre o facilitador

O facilitador Eduardo Mielke, tem 11 de experiência em TBC, estruturando comercialmente mais de 20 associações de turismo local e 01 cooperativas de turismo em 06 unirdes da federação. É consultor e assessor dos governos e ONGs na América do Sul,  de CVBc e de FCVB para o desenvolvimento e comercialização de turismo local, gestão participativa de turismo e relacionamento com o mercado e poder público. Autor do Livro Desenvolvimento Turístico de Base Comunitária, pela editora Átomo & Alínea, possui publicações sobre o tema cooperativismo, cooperação TBC em várias revistas. Foi subsecretário de turismo e é professor da UERJ do Depto de Turismo e membro do Conselho Nacional de Turismo da Câmara Nacional de Comércio, Bens, Serviços e Turismo. 

 

 

WORKSHOP 2

 

Formatação de circuitos de caminhada

 

Duração: 2h

 

Workshop mão na massa. Saiba como formatar um circuito de caminhadas na sua comunidade e credenciá-la numa rede internacional.

Conteúdo: O que é a ANDA BRASIL, quais os seus parceiros,  qual o propósito de um circuito e seu vínculo com o Turismo solidário e comunitário, como funciona o sistema de gestão ecobooking e desenho do seu circuito (prática). 

 

Sobre os facilitadores:

Alberto Viana, Oscar Pires e Anderson Pin.

A ANDA Brasil é a CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CAMINHADAS, atividades esportivas não competitivas e inclusão social. Tem como missão estar na vanguarda do desenvolvimento do Brasil Rural, usando como ferramenta os Esportes Populares, por meio de ações de assistência técnica e extensão rural, mediante processos educativos e participativos, visando o fortalecimento da agricultura familiar, suas organizações e expressões de culturais, criando condições para o pleno exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida e felicidade das pessoas, contribuindo com a soberania da terra, o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Brasil.

 

 

WORKSHOP 3

 

Como criar Projetos de Turismo Sustentável para Financiamento Coletivo

 

Duração: 2h

 

Saiba como criar um projeto atraente e conseguir financiadores usando o poder da web. Da concepção à construção das ferramentas e acompanhamento da campanha: teoria e prática para seu projeto de turismo sustentável decolar. 

 

Sobre os facilitadores:

Ana Paula Severiano e Paula Arantes

A Associação Garupa é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) criada em São Paulo, em 2013. Garupa acredita no turismo sustentável como caminho para a distribuição de renda e a preservação da diversidade e das riquezas naturais e culturais do Brasil. Por meio da primeira plataforma de financiamento coletivo do Brasil focada em turismo sustentável (www.garupa.juntos.com.vc), conectamos pequenos empreendedores e seus projetos inspiradores a pessoas que querem contribuir para um turismo mais consciente e responsável. No workshop, partiremos da visão de sustentabilidade no turismo proposta pela organização para discutir as possibilidades do financiamento coletivo para estas iniciativas, abordaremos cases de sucesso de projetos que receberam apoio via Garupa e compartilharemos nossa metodologia de curadoria de projetos.

 

 

WORKSHOP 4

 

Processos de Participação no Planejamento do Turismo Solidário

 

Duração: 2h

 

Conhecer o arcabouço teórico conceitual sobre participação e comunidade.Conceitos, abrangências e complexidade dos elementos e processos, que dimensionam e envolvem o turismo como prática social no planejamento  e organização do destino de base local, enfocando os princípios éticos, de sustentabilidade e desenvolvimento de pessoas. Compreender o turismo como um fenômeno sistêmico complexo e multisetorial. Analisar reflexivamente a construção de metodologias de projetos que visam desenvolver as localidades pelo turismo a partir da metodologia de sistematização.

 

Sobre o facilitador:

Marutschka Martine Moesch - Possui graduação em Ciências Sociais, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos,Especialização em Educação pela UFRGS,(1988), Mestrado em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e Doutorado em Ciências da Comunicação e Turismo pela Universidade de São Paulo (2004).Professora da Universidade de Brasília, do Centro de Excelência em Turismo- CET (2011). Dedicou-se por mais de 30 anos como educadora, no setor público e privado,.Nos últimos 20 anos com ênfase no ensino superior na PUCRS, UCS,UNIFRA em comunicação social e turismo. Sua prática docente fundamenta-se na área do Turismo,Educação,Sociologia,Epistemologia Social e Metodologias de Pesquisa atuando principalmente nos temas: epistemologia do turismo, planejamento e politicas publicas do turismo, lazer e animação sociocultural, desenvolvimento territorial e sustentabilidade, turismo de base local e participação, pesquisa e ensino do turismo, metodologia de pesquisa e papel do conhecimento na emancipação e inclusão social. Atuou na Secretaria de Educação do Estado do RS e no Município de Porto Alegre. Atuou como Diretora do Porto Alegre Turismo de 1999 a 2004. Hoje é professora adjunta da Universidade de Brasília,na graduação em Turismo e no Programa de Mestrado em Turismo e coordenadora do Mestrado Profissional em Turismo da Universidade de Brasília e coordena o Núcleo de Políticas Publicas em Turismo e Líder do grupo de pesquisa do Núcleo de Politicas Publicas em Turismo CET/UnB.

 

 

TRABALHOS E EXPERIÊNCIAS 

 

 

Apresentação 13/08  (formato oral em salas - 30 minutos)

 

REALIDADES E POSSIBILIDADES: ECOTURISMO E O TURISMO DE BASE LOCAL E A COMUNIDADE DE FORTE VELHO, PB

Antonio Rafael Barbosa de Almeida 

Ilana Barreto Kiyotani

Rodrigo Freire de Carvalho e Silva

 

TURISMO E ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA_A CONSTRUÇÃO DO TURISMO NA COMUNIDADE DE PONTA GROSSA_CE

Débora Goes Urano

Wilker Ricardo de Mendonça Nóbrega

 

ASSOCIAÇÃO DE MULHERES DO ASSENTAMENTO NOVA PONTAL (AMANP) A VALORIZAÇÃO DA MULHER RURAL ATRAVÉS DO TURISMO COMUNITÁRIO

Patrícia Alves Ramiro
Gabriel Ferreira Marchioli 

 

ARTICULACIÓN DEL TURISMO COMUNITARIO Y PATRIMONIO CULTURAL COMO MODELO DE DESARROLLO SOCIAL Y ECONÓMICO EN PAÍSES EN VÍAS DE DESARROLLO. CASO PARTICULAR CEARÁ, BRASIL 2009-2013. RED TUCUM.

Isabel Cristina Buitrago Osorio

 

CONSTRUINDO ROTEIROS TURÍSTICOS DE FORMA PARTICIPATIVA

Damiana Campos 

Júlia Fonseca de Castro

Gabriel Barros Rodrigues

 

REFLEXÕES SOBRE A METODOLOGIA PARTICIPATIVA UTILIZADA NA ANÁLISE DO POTENCIAL TURÍSTICO DO BAIRRO ALTO DO CRUZEIRO SLP SP 

Mariana Tomazin
Patrícia Alves Ramiro 

 

TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA UMA POSSIBILIDADE PARA O BAIRRO ALTO DO CRUZEIRO ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA SP 

Mariana Tomazin
Patrícia Alves Ramiro 

 

CONECTANDO TERRITÓRIOS-OS DESAFIOS DE UMA AGENCIA DE TURISMO DE BASE COMUNITARIA

Thaís Rosa Pinheiro

 

 

Apresentação 14/08  (formato pôster)

 

EDUCAÇÃO DO CAMPO: ECONOMIA SOLIDÁRIA E TURISMO COMUNITÁRIO COMO TERRITÓRIOS EDUCATIVOS

Alberto Viana

 

AUTONOMIA E DEPENDÊNCIA IMPASSES DA COMERCIALIZAÇÃO DO ETNOTURISMO NA RESERVA PATAXÓ DA JAQUEIRA 

Amara Drudi Frasseto 

Patricia Alves Ramiro 

 

RELATOS DA PRATICA DO TURISMO PEDAGOGICO EM COMUNIDADES TRADICIONAIS NO BRASIL

Carmen Mattoso

 

FICA AQUI NO MORRO: PLATAFORMA PILOTO DE COMERCIALIZAÇÃO DE EXERIÊNCIAS DO FAVELA CONTUR.

Daniel Vezzaro 

 

TURISMO DE BASE COMUNITAÁRIA E PARQUES NACIONAIS: PROBLEMATIZANDO A INSERÇÃO DAS INICIATIVAS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE APOIO À VISITAÇÃO

Camila Gonçalves de Oliveira Rodrigues

Eloise Botelho 

 

VIAGEM, EXPERIÊNCIA COMUNITÁRIA E DESENVOLVIMENTO TRADICIONAL

Fabiana Andrade Bernardes Almeida

 

METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS PARA INVENTARIAÇÃO COLETIVA DE POTENCIAIS TURÍSTICOS DE BASE COMUNITÁRIA 

Patrícia Alves Ramiro 

Gabriel Ferreira Marchioli 

 

PROJETO BRASILEIRO QUE NEM EU: UMA EXPERIÊNCIA DE TURISMO SOCIAL EMISSIVO PARA DESTINOS DE BASE COMUNITÁRIA

Silvia Hirao

 

TRILHA VERDE DA MARIA FUMAÇA: UMA HISTÓRIA SOLIDÁRIA COM O TURISMO.

Werter Valentim de Moraes
Bruno Mendes
Alex Mendes Santos 

 

TURISMO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM COMUNIDADES DO VALE DO JEQUITINHONHA

Mariana Madureira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page