top of page

A Rede Brasileira de Turismo Solidário e Comunitário - TURISOL

 

A Turisol é a Rede Brasileira de Turismo Solidário e Comunitário. Ela surgiu em 2003 da articulação de um pequeno grupo de 07 iniciativas de turismo comunitário brasileiras que, com apoio da Embaixada da França no Brasil, participaram do FITS (Fórum Internacional de Turismo Solidário) em Marselha. Entre 2003 e 2007 o diálogo permaneceu ativo, mas não houve captação de recursos nem realização de projetos em conjunto, uma vez que, com muitos desafios internos, nenhuma dessas iniciativas pôde assumir a liderança da Rede.

Em 2007 Cecília Zanotti (Projeto Bagagem) e Thaise Guzatti (Acolhida na Colônia) se tornaram fellows da Ashoka Empreendedores Sociais e Artemísia. Em conjunto com os outros fellows do turismo comunitário, René Scharer (Prainha do Canto Verde), Francisco Alemberg (Fundação Casa Grande) e Eugênio Scannavino (Saúde e Alegria), os empreendedores sociais conseguem dar um novo fôlego à Rede Turisol.

O Instituto Virtual do Turismo (UFRJ), o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) foram parceiros na discussão e construção das bases dessa Rede. Em 2008 o edital para apoio a inciativas de turismo de base comunitária no Brasil do Ministério do Turismo (MTur) apoiou o Projeto Bagagem na gestão e articulação da Rede Turisol, projeto que durou até 2010 e teve como principais resultados o Encontro Nacional da Rede Turisol em 2010 e as publicações sobre as 07 iniciativas pioneiras da Rede: Projeto Bagagem, Acolhida na Colônia, Rede Tucum, Casa Grande, Saúde e Alegria, Mamirauá e Silves. 

Entre 2011 e 2014 o Projeto Bagagem passou por uma fase de hibernação com equipe muito reduzida e sem possibilidade de seguir liderando a Rede. Nessa fase a Rede ficou inativa, sobretudo porque o período coincidiu com desafios internos de outras iniciativas centrais.

Em agosto de 2014, com nova diretoria e a gestão estratégica do Bagagem assumida pela Raízes Desenvolvimento Sustentável, o diálogo em rede foi reestimulado. Um primeiro trabalho em conjunto foi a construção do histórico da Turisol e do turismo solidário no Brasil para apresentação no FITS na Nicarágua em setembro de 2014. Aconteceram, ainda, duas reuniões de articulação para retomada dos trabalhos em rede: uma em novembro no Encontro Nacional de Turismo de Base Local (ENTBL) em Juiz de Fora e outra em dezembro no Instituto Virtual de Turismo na UFRJ.

O próximo passo é a articulação de um Encontro Nacional da Rede Turisol para 2015.

bottom of page